Etiquetas:
12 min read 

Nos últimos meses, a atenção dos negociadores de criptomoedas tem estado virada para as divisões (forks) da Bitcoin. Algumas pessoas acreditam que já houve demasiadas, o que prejudica o bom funcionamento do sistema. Por outro lado, outros investidores gostariam de tirar proveito destas divisões ao receber moedas gratuitas, e por isso apoiam eventos como estes.

O Falhanço do SegWit2x Suporta os Restantes Forks da Bitcoin

O evento mais importante de novembro foi o cancelamento da atualização mais discutida no protocolo Bitcoin – SegWit2x, cujo objetivo era principalmente aumentar o tamanho dos blocos. É claro que os especuladores, que abriram posições de compra de Bitcoin na esperança de obter moedas gratuitas após a divisão, começaram imediatamente a fechar posições, o que resultou em uma correção de curto prazo.

Durante esta correção, os investidores voltaram a sua atenção para a Bitcoin Cash, Bitcoin Gold e algumas altcoins. A Bitcoin Cash, que surgiu em 1 de agosto, obteve um impulso impressionante. Depois de ficar em segundo plano por um tempo, a criptomoeda aumentou de cerca de $630 em 9 de novembro para um recorde de mais de $1900 a 12 de novembro. Os investidores conseguiram obter um retorno de mais de 200% em apenas três dias. A BCH ultrapassou até a Ethereum em termos de capitalização de mercado por um curto período, tornando-se a segunda maior criptomoeda após a Bitcoin.

Hoje, em meados de dezembro, a Bitcoin Cash encontra-se estável acima dos $1.400. A moeda não mostra sinais de descida para breve.

Bitcoin Cash charts

A Bitcoin Gold também levou por tabela nesta história. A moeda recém-criada começou em cerca de $142 em 9 de novembro e aumentou mais de 200% para um recorde de $496. No entanto, não conseguiu manter o ritmo e caiu ao nível inicial antes de se consolidar em cerca de $300. A criptomoeda manteve-se nesse nível até o final do mês, mas caiu lentamente em dezembro para o sei nível atual nos $250.

Bitcoin Gold Charts

Poderá a Bitcoin Gold igualar ou mesmo ultrapassar a Bitcoin Cash

Tendo em conta que a Bitcoin Cash mais do que duplicou desde novembro de 2017, alguns investidores esperam que a Bitcoin Gold possa seguir o mesmo padrão em breve. No entanto, poucos especialistas estão confiantes neste cenário.

Não há nada de novo que a Bitcoin Gold possa oferecer, exceto melhores condições de mineração. Na verdade, foi por essa razão que a BTG foi criada – para democratizar o processo de mineração, tornando-o disponível para indivíduos comuns. Desta forma, mais pessoas poderiam lucrar com a mineração, enquanto o sistema afastava-se de um sistema de monopólio.

Esta opção resolveria uma das delicadas questões da Bitcoin original, que é mantida por um pequeno grupo de mineiros. De acordo com os dados fornecidos pela Business Insider, os cinco maiores mineiros de Bitcoin hoje possuem cerca de 70% do poder de hash. Os grandes mineiros usam dispositivos de hardware especiais chamados ASIC (chips de circuitos integrados específicos para a aplicação), que são muito caros para as pessoas comuns. A Bitcoin Gold foi concebida para produzir novamente o conceito das criptomoeda de antigamente, quando estas poderiam ser geradas com placas de vídeo regulares.

Mesmo que a intenção seja boa e existam motivos sólidos para considerar uma versão da Bitcoin de mais fácil mineração, parece que a Bitcoin Gold não consegue recriar a tendência ascendente acentuada da Bitcoin Cash. A maioria dos especialistas em criptomoedas observa que a BTG não está a ter sucesso por que a comunidade de criptografia como um todo parece ser indiferente a ter uma democracia em termos de mineração e controlo.

Os Problemas da Bitcoin Gold

Talvez a criptomoeda que surgiu após a divisão pudesse ter mais reconhecimento, mas algumas dificuldades com o sistema mostram que está longe de ser perfeita.

Por exemplo, alguns dias após o evento da divisão, o site da BTG foi atingido por um ataque de negação de serviço (DDoS) e ficou indisponível por algum tempo.

O sistema também encontrou vários problemas quando o software se tornou descarregável. Alguns utilizadores afirmaram que receberam mensagens de email ligadas a emails de clientes falsos.

Outros utilizadores da Bitcoin Gold alegaram que tiveram problemas ao conectar os seus PCs a outros nós do sistema.

Algumas das carteiras suportadas pela equipa da BTG foram roubadas. A MyBtgWallet foi desprovida de mais de 300 BTC, 300 BTG e algumas ETH e LTC. No entanto, os apoiantes da Gold dizem que a equipa não listou intencionalmente a carteira problemática.

Podemos esperar que este seja apenas um começo difícil e que a equipa por trás da criptomoeda abordará esses problemas. No entanto, um mau começo coloca sempre a sua marca no desenvolvimento futuro dado que a confiança é essencial no mundo das criptomoedas. Além disso, muitas pessoas dentro da comunidade acreditam que a equipa da Bitcoin Gold não possui as habilidades técnicas necessárias.

E quanto à Bitcoin Diamond?

Se a Bitcoin Gold não conseguir ter sucesso no futuro próximo, será que a Bitcoin Diamond pode fazê-lo? Para aqueles que não estão familiarizados com esta moeda, a Bitcoin Diamond corresponde à mais recente divisão da Bitcoin – efetuada no final de novembro.

A moeda atingiu o valor de $103 a 26 de novembro, que foi o dia do seu lançamento, mas diminuiu desde então para o nível atual de $33.

Bitcoin Diamond Charts

Mesmo que haja tanto entusiasmo em torno da Bitcoin original e das criptomoedas em geral, a versão Diamond tem vindo a perder ritmo. Este deve ser um sinal alarmante de que a moeda não é a melhor opção de geração de lucro.

Muitos especialistas em criptomoedas não gostam do facto de que a Bitcoin Diamond foi feita à pressa – o seu código foi desenvolvido em apenas três semanas. Além disso, nem sabemos quem está por trás do seu desenvolvimento, pois a equipa é composta por três indivíduos anônimos – dois deles são apelidados de EVEY e 007 enquanto o terceiro nem é conhecido. Pelo menos sabemos que são três.

O fornecimento da Bitcoin Diamond é dez vezes maior do que o da Bitcoin, mas é difícil acreditar que esta é a solução de escalabilidade que deve seguir. A equipa não tem uma página GitHub, a sua página FB está bastante vazia, e não existe uma comunidade real presente. Em suma, a Bitcoin Diamond não é uma criptomoeda em que gostaria de confiar.

O veredito Final

Atualmente, existem muitas variações da Bitcoin, o que pode confundir os mais principiantes. No entanto, a Bitcoin Cash foi o único fork que conseguiu impressionar os investidores com o seu incrível aumento. A Bitcoin Gold é a décima maior criptomoeda em termos de capitalização de mercado, o que significa que recebeu a credibilidade necessária, mas poucos podem garantir que tenha um futuro brilhante pela frente.

Aparentemente, estas não foram as últimas divisões – veremos o que o futuro nos trás. Neste ponto, a Bitcoin e a Bitcoin Cash estão na moda, e fazem parte das carteiras dos investidores. Quanto à Bitcoin Gold – talvez tenha uma palavra a dizer no futuro, mas deve primeiro ganhar a confiança das pessoas. Do ponto de vista dos mineiros, a Bitcoin Gold é realmente uma boa escolha.

Opera aquí

NOTA:Este artículo no es un consejo de inversión. Cualquier referencia a movimientos de precio históricos o niveles es meramente informativo y está basado en análisis externos y no garantizamos que tales movimientos o niveles probablemente vuelvan a ocurrir en el futuro.De acuerdo a los requisitos de la Autoridad Europea de Valores y Mercados (ESMA), el trading con  opciones binarias y digitales solo está disponible para los clientes categorizados como profesionales.


ADVERTENCIA GENERAL DE RIESGO:


Los CFDs son instrumentos complejos y conllevan un alto riesgo de perder su dinero rápidamente debido al apalancamiento. El 76% de las cuentas de pequeños inversores pierde dinero al operar con CFDs con este proveedor. Debería considerar si entiende cómo funcionan los CFDs y si puede permitirse correr el alto riesgo de perder su dinero.